• DVC Seguros e Benefícios

Tudo sobre seguros: principais tipos, vantagens e dúvidas

Todos os dias, estamos suscetíveis a inúmeras ocorrências e imprevistos, tanto com os bens materiais, o bem-estar físico e até com nossos negócios. Essas situações podem nos prejudicar socialmente e até economicamente. Então, é preciso se precaver para mitigar tais riscos. Por isso, preparamos um artigo com tudo sobre seguros.

Assim, você vai entender:

  • Como funciona tudo sobre seguros;

  • As vantagens da contratação;

  • Quais serviços são oferecidos pelas seguradoras;

  • Entre outros.


Por que você precisa saber tudo sobre seguros?


O seguro é um serviço oferecido por empresas especializadas para pessoas físicas ou jurídicas para cobrir danos eventuais. O segurado paga um valor periódico para a seguradora e, em troca, no caso de alguma ocorrência, recebe o valor acordado na apólice.

Por exemplo: caso tenha um seguro auto e o seu carro seja roubado, você recebe o valor total ou parcial do veículo. O que depende de acordo com a apólice.

Como funciona a apólice de seguro?

A apólice é um documento parecido com um contrato, que detalha todas as coberturas acordadas entre segurado e seguradora. Ainda que existam tipos diferentes, a apólice de seguro é caracterizada por ter todos os direitos e obrigações entre as partes.

O documento torna a seguradora responsável sobre os riscos que possam acontecer com o item segurado. Seja seu carro, sua residência, seu celular ou outros produtos.

Mas é fundamental ler atentamente a apólice para ver se tudo que foi acordado está presente no contrato. As principais informações que devem constar na apólice são:

  • Dados pessoais e de outros participantes do seguro;

  • Informações do carro ou do imóvel no caso de seguro automóvel ou seguro residencial;

  • Coberturas descritas;

  • Indenização para cada cobertura;

  • Franquia contratada;

  • Forma de pagamento adequada.

Qual o modelo de franquia contratada?

Para entender tudo sobre seguros, o valor de franquia é um item indispensável. Mas como funciona este modelo? A franquia é uma participação obrigatória para o contratante do serviço, quando houver sinistros. Quanto maior for a franquia paga pelo segurado em incidentes, menor será o pagamento do seguro.

Como mencionado anteriormente, os valores estão previstos na apólice. Contudo, é possível aumentar ou reduzir o valor da franquia em relação à média de mercado. Neste sentido, o recomendado é adaptar o valor de acordo com o seu perfil.

Caso acredite que há poucos riscos de incidentes, por exemplo, é possível fechar um valor maior de franquia. O que, consequentemente, vai baixar o custo do serviço.

Quais são os tipos de seguros?

Atualmente, existem inúmeros tipos de seguros, tanto para pessoas jurídicas como pessoas físicas. Por isso, neste material com tudo sobre seguros, separamos os principais e mais contratados do mercado.

Os seguros mais procurados do mercado são:

  • Automotivo;

  • Residencial;

  • Seguro de vida;

  • Seguro saúde;

  • Seguro empresarial;

  • Responsabilidade civil;

  • Viagem.

Claro que a variedade de serviços é muito grande. E, caso a sua necessidade seja muito específica, uma corretora de seguros certamente irá oferecer o serviço que melhor te atenda.

Quais são as vantagens em ter um seguro?

Independentemente do seguro contratado, todos os modelos apresentam uma série de benefícios para os segurados. Afinal, é possível se proteger economicamente contra incidentes. Além disso, você tem maior segurança ao saber que, por exemplo, conta com assistência médica de qualidade.

Conheça mais vantagens:

  • Ressarcimento em casos de roubo ou furto total para bens materiais;

  • Assistência 24 horas para você, seu carro, casa ou empresa;

  • Reparos para terceiros (em caso de colisão veicular);

  • Cobertura dos custos legais de ações judiciais, indenizações e quaisquer pagamentos necessários a terceiros, no caso de responsabilidade civil.

  • Proteção financeira em caso de morte ou invalidez, no caso do seguro de vida.

Existem muitos outros pontos positivos em ter um seguro. Mas um dos aspectos mais relevantes é a tranquilidade em saber que, em caso de qualquer ocorrência, você terá o respaldo adequado. Por isso, também é importante escolher as coberturas adequadas.

Como definir a cobertura correta em um seguro?

Optar pela cobertura correta pode ser difícil. Mas, neste artigo com tudo sobre seguros, também preparamos algumas dicas para ajudá-lo.

Primeiramente, pense no valor do seu bem (seja carro ou imóvel). Por exemplo: caso seja um carro muito antigo e de pouco valor, o alto custo de um seguro pode não valer a pena. Mas, se o veículo tem um valor considerável, o seguro passa a ser essencial.

Não menos importante, é bom avaliar os riscos que o seu bem está sujeito. Sejam roubos, acidentes e desastres naturais. Todos devem ser considerados no momento da cotação de seguros.

Caso a opção seja por um seguro de vida, devem ser colocados na ponta do lápis:

  • Reserva financeira necessária para a família;

  • Valor do seguro;

  • Benefícios oferecidos pela seguradora.

A franquia do seguro é mais um ponto a ser observado. Afinal, se o valor for muito alto, isso inviabiliza o uso do serviço quando necessário.

Como escolher os melhores seguros?

Para garantir o serviço de melhor custo-benefício e que atenda todas às suas necessidades, o ideal é contar com uma corretora de seguros.

A DVC Seguros tem experiência e profissionais capacitados para ajudar na contratação das soluções mais adequadas. Além disso, temos parceria com as principais instituições do mercado para garantir os melhores serviços aos clientes.

Para encontrar as opções assertivas, atuamos com um atendimento personalizado, consultivo e próximo em 4 etapas:

Primeira etapa: análise integral e levantamento de todas as suas necessidades. Nessa etapa, a DVC entende suas metas, recursos e possibilidades.

Segunda etapa: apresentamos as melhores soluções que se encaixam à sua realidade e suprem as suas demandas específicas. Sejam planos de saúde, consórcios, seguros ou produtos financeiros.

Terceira etapa: implementação das soluções com o apoio da nossa equipe, formada por profissionais capacitados e experientes, que irão garantir o seu sucesso.

Quarta etapa: fazemos o acompanhamento contínuo para garantir a manutenção e adequação das soluções contratadas.

Ficou com alguma dúvida em relação ao nosso artigo de tudo sobre seguros? Entre em contato agora mesmo com nossos consultores!

4 visualizações0 comentário