• DVC Seguros e Benefícios

Saiba como montar seu planejamento financeiro familiar

Estabilidade financeira, a casa dos sonhos, viajar e ter um futuro tranquilo: quem não deseja uma dessas metas de vida? E, se eu te disser que você não precisa ser rico, muito menos milionário, para conquistá-las? Um planejamento financeiro familiar te deixa mais perto de alcançar seus sonhos e dar segurança para todos os membros da sua família.

Muito além de simplesmente dinheiro e posses, um planejamento financeiro familiar garante o bem-estar e felicidade da família. Segundo a Associação Brasileira de Terapia Familiar, um dos principais motivos de conflitos familiares são os problemas financeiros.

Paralelamente, 66% das famílias brasileiras estão endividadas, conforme aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Um dado preocupante e que, muitas vezes, poderia ser evitado se os membros familiares se unissem e traçassem uma estratégia para poupar dinheiro e investir juntos.

Por isso, no post de hoje você vai descobrir o segredo para garantir um futuro sem apertos. Confira nossas dicas!

01 – Anote todos ganhos e defina padrão de vida

O planejamento financeiro familiar é mais complexo do que orçamento pessoal, pois deve-se reunir o faturamento (salários e renda em investimentos) e gastos (despesas mensais, compras no mercado, mensalidade de grandes investimentos e outros) de todos os membros da família.

Para te ajudar nessa tarefa, use aplicativos para smartphones, planilhas ou até mesmo papel e caneta. O importante é não deixar nenhum gasto de fora.

Depois, analise o resultado. Confira onde estão os maiores gastos e em quais categorias (roupas, alimentação, transporte e outros).

A partir daí você deve se perguntar: quanto sua família gastou com bens supérfluos? Onde é possível economizar? As respostas dessas perguntas vão definir o padrão de vida da sua família.

O passo seguinte é reunir todos e discutir como alterar esse padrão a fim de conquistar um futuro mais seguro e estável financeiramente. Nesse momento, você deve questioná-los quanto as seguintes questões, por exemplo:

– Precisamos mesmo desse plano de TV a Cabo?

– Podemos cozinhar mais e ir menos a restaurantes?

– Não podemos trocar os planos de celular por outros mais baratos?

Pequenas mudanças no estilo de vida podem ter resultados surpreendentes!

02 – Quite todas as dívidas

A quitação de dívidas é essencial para seu planejamento financeiro familiar e tranquilidade de todos.

Geralmente, os valores engolem grande parte da renda familiar e causa desiquilíbrio na saúde financeira do seu lar. Por isso, priorize o pagamento de contas atrasadas e comece com as dívidas com maiores taxas de juros.

Defina quanto você pode pagar por mês e tente um acordo com o credor. Afinal, renegociar a dívida é uma estratégia interessante para ambas as partes.

03 – Procure formas de aumentar a renda

Nem sempre economizar é suficiente. Se a renda familiar não supre todas as necessidades e nem sobra para guardar, é necessário procurar mais formas de aumentar o faturamento: fazer trabalhos freelancer, vender objetos antigos, fazer horas extras etc.

04 – Vai comprar um carro ou imóvel? Faça um consórcio

A meta do seu planejamento familiar é comprar um carro, um imóvel ou outro tipo de bem? Fuja de financiamentos e juros altos.

O consórcio é uma saída inteligente para famílias que desejam a compra de um bem, mas não tem o valor à vista ou simplesmente querem fazer um investimento a longo prazo.

Diferente dos financiamentos, o consórcio não gera juros. Você paga o valor da mensalidade e tem uma pequena taxa administrativa (que não chega nem perto do valor dos juros).

O consórcio também evita que você gaste o valor do seu sonho com coisas supérfluas, afinal você terá o compromisso da mensalidade todo o mês.

Como a DVC ajuda no seu planejamento financeiro familiar

A DVC Seguros possui sólida experiência em seguros e consórcio de imóveis, automóveis e caminhões. Para garantir a segurança e satisfação dos seus clientes, a empresa tem parceria com as mais respeitadas instituições financeiras e estratégias personalizadas para atender as necessidades específicas de cada um.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato agora mesmo!

8 visualizações0 comentário