• DVC Seguros e Benefícios

Plano de saúde familiar: tire suas principais dúvidas

Dentre os mais de 47 milhões de brasileiros beneficiários de planos de saúde, apenas 9 milhões têm planos individuais ou familiares, segundo a ANS. Diante deste cenário, no momento da contratação, surge uma dúvida aos interessados em assistência médica: plano de saúde familiar vale mais a pena do que o individual?

Entenda neste artigo como funciona, quais são as vantagens e características do plano de saúde familiar e saiba como contratar a melhor opção!

Como funciona o plano de saúde familiar?

Este tipo de assistência é um pacote de convênio médico em que todos os membros da família fazem parte do mesmo contrato. Deste modo, todos têm acesso à mesma rede credenciada – médicos, laboratórios e hospitais.

Os conveniados também possuem a mesma cobertura de serviços, abrangência, tipo de internação e modalidade de contratação.

Qual a diferença entre o modelo familiar e o individual?

Como é composto por várias pessoas, o plano de saúde familiar tem melhor custo-benefício em relação à assistência individual. Essa é a principal diferença entre os dois serviços.

Outro aspecto de comparação diz respeito ao reajuste dos planos. O aumento anual no preço dos convênios individuais é igual aos familiares. Entre maio de 2019 e abril de 2020, por exemplo, foi de 7,35% conforme definição da ANS.

No entanto, na ponta do lápis, esse reajuste acaba sendo menor no plano familiar pela divisão entre os envolvidos.

Qual é a carência do plano de saúde familiar?

A carência é o tempo que o contratante deve aguardar para poder ser atendido pelos serviços oferecidos pelo plano de saúde.

Logo, você precisa esperar um determinado tempo após a assinatura para marcar médicos e realizar exames. E para saber corretamente o prazo, é importante ler atentamente o contrato com a sua operadora de saúde. Assim, você evita surpresas desagradáveis caso precise utilizar sua assistência.

Por isso, também é importante consultar as regras estabelecidas pela ANS para carências de planos de saúde familiar. Vale lembrar que os diversos tipos de procedimentos têm diferentes prazos de carência.

Qual é a cobertura do convênio médico familiar?

Assim como a carência, a cobertura do plano de saúde familiar depende muito da operadora e do modelo contratado. Existem planos ambulatoriais, que contam com enfermaria, hospitalares englobando a internação e até os que cobrem partos.

Vale destacar que, como é um plano familiar, a cobertura escolhida será a mesma para todos os integrantes da assistência contratada. Portanto, é muito importante ler atentamente todas as cláusulas do contrato da operadora antes de assiná-lo.

Além disso, você precisa conhecer a fundo as necessidades da sua família para escolher a cobertura adequada.

Como contratar um plano de saúde familiar?

Para contratar uma assistência médica familiar e entender todas as regras no que diz respeito à cobertura e à carência, é essencial contar com uma empresa de confiança e experiente.

A DVC Seguros tem parcerias com as maiores operadoras de saúde do Brasil e oferece atendimento personalizado para ajudar pessoas e empresas a terem o melhor custo-benefício na contratação do plano.

Nosso time de consultores está sempre atualizado e preparado para indicar os melhores planos de saúde e dedicar atendimento contínuo mesmo após a contratação.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha as melhores opções em plano de saúde familiar!

1 visualização0 comentário