• DVC Seguros e Benefícios

Planejamento financeiro: 4 dicas preparar sua família para o futuro

Aprender sobre o planejamento financeiro é imprescindível para quem deseja capacitar sua família para um futuro estável. Além de, é claro, para assumir o controle sobre suas finanças e ter recursos para uma vida com qualidade.

Ao realizar adequadamente o planejamento das suas finanças, é possível administrar seus gastos, quitar suas dívidas e, principalmente, identificar onde é possível economizar. E, ao contrário do que muitos pensam, fazer um planejamento financeiro não é uma tarefa tão complexa quanto pode parecer.

Foi pensando em te ajudar que, no artigo de hoje, separamos 4 dicas para preparar sua família para o futuro e garantir a segurança financeira familiar. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

  1. Realize uma análise dos seus gastos e receitas

O primeiro passo de todo planejamento financeiro eficiente se inicia pela análise de todos os gastos e receitas mensais. Para conseguir planejar com consciência, é preciso saber o quanto você ganha por mês e quanto e como está gastando seu rendimento.

Para isso, você deverá levar em consideração todas as suas fontes de receita (fixas ou variáveis) para, em seguida, categorizar todas as despesas mensais. Dessa forma, você pode saber exatamente onde é possível economizar.

  1. Crie metas específicas

Para garantir o sucesso do seu planejamento financeiro, é fundamental criar metas específicas, capazes de orientar o seu gerenciamento de verdade.

Um bom exemplo é anotar o quanto você deseja gastar para cada área da sua vida (lazer, educação, segurança, moradia etc) para depois avaliar quais ações podem te ajudar a concluir cada meta.

Também é possível reduzir as despesas referentes à moradia, basta diminuir o consumo de energia elétrica ou água, por exemplo. Lembre-se de que o mais importante é especificar as metas para que seja mais fácil atingi-las.

  1. Elabore um orçamento familiar

Durante o noticiário, podemos observar diversas discussões e reuniões do governo para decidir quanto será reduzido em gastos no orçamento público. Na hora de realizar um planejamento financeiro doméstico, não é diferente. Mesmo que seja em uma escala muito menor, é fundamental realizar um orçamento para definir onde os gastos podem ser cortados e onde é possível investir melhor o seu dinheiro.

Para facilitar a organização do seu planejamento, é possível categorizar as contas em:

  • Custos fixos (contas, prestações e mensalidades que possuem o mesmo valor todos os meses).

  • Custos variáveis (gastos que variam de acordo com o consumo ou outro fator, como a conta de luz ou pagamentos atrasados que acumularam juros).

Logo após a categorização das despesas, é importante identificar quais são os aspectos que mais geram custos e estudar possíveis ações para economizar.

  1. Conte com um auxílio especializado para seu planejamento financeiro

O seu planejamento financeiro pode ser ainda mais eficaz se você realizar investimentos e seguros que proporcionem solidez, proteção e tranquilidade. Nesse caso, a auxílio de uma consultoria especializada é fundamental.

A DVC trabalha com uma consultoria capacitada na gestão de benefícios e seguros, oferecendo soluções personalizadas de acordo com suas necessidades.

Utilize as dicas que separamos para organizar de forma eficiente o seu controle financeiro pessoal. Lembre-se que quem investe agora já começa a colher os frutos no presente e garante mais comodidade no futuro.

Não perca tempo para conquistar a tão almejada segurança financeira, entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre o assunto!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo