
DVC Seguros e Benefícios
Como reduzir custos do plano de saúde corporativo?
Um dos benefícios mais valorizados pelos brasileiros em uma empresa é o plano de saúde corporativo. No entanto, os valores da assistência médica empresarial devem subir 4 vezes mais do que a inflação, segundo estudo da empresa de avaliação de riscos Aon.
O aumento médio no Brasil deve ser de 17%, de acordo com o levantamento. Diante disso, muitos negócios estão repensando o plano atual fornecido aos seus colaboradores.
Por isso, preparamos este material com dicas para as empresas reduzirem os custos do plano de saúde corporativo. Confira!
Por que o valor do plano de saúde corporativo aumentou?
O preço do plano de saúde corporativo tem crescido por dois motivos:
Reajustes de acordo com o contrato estabelecido entre empresa contratante e operadora;
Inflação dos serviços médicos.
Essas situações fazem com que os custos com a assistência médica oferecida aos funcionários fiquem muito elevados. O que sobrecarrega o departamento financeiro das corporações.
Como reduzir custos da assistência médica?
Vale destacar que, apesar dos aumentos, não se deve cortar o plano de saúde corporativo completamente. Afinal, este é um benefício muito valioso para os colaboradores e, inclusive, serve como diferencial na hora de decidir por um emprego ou outro. Ou seja, o serviço auxilia na atração e retenção de talentos.
Sem contar que a assistência médica contribui para:
Melhorar a saúde dos trabalhadores;
Fazer cuidados preventivos;
Evitar faltas no trabalho
Aumentar a produtividade dos funcionários.
Uma prova disso é a pesquisa feita pelo Ibope Inteligência e o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Segundo o estudo, a cada ano, 86% dos beneficiários usam o plano para consulta. Enquanto 17% utilizam o convênio para internação.
Assim, é importante procurar formas de economizar no plano de saúde corporativo. Para ajudá-lo neste desafio, veja 3 dicas!
1. Reavalie o plano atual
De tempos em tempos, é importante reavaliar o contrato atual e compará-lo com outras opções. Dessa forma, você pode entrar em contato com a operadora e conseguir melhorar a apólice contratada.
Caso haja a necessidade, é possível readequar o plano contratado à realidade financeira da empresa, sem que a qualidade do serviço seja deixada de lado. Por isso, é muito importante contar com uma corretora experiente e de confiança.
2. Utilize o sistema de coparticipação
Dividir os valores do plano de saúde corporativo pode ser uma opção que ajuda a aliviar os custos para as empresas. No entanto, esta opção precisa ser bem conversada com os colaboradores para não gerar insatisfação.
Neste cenário, a coparticipação é uma boa alternativa. Isso porque os colaboradores passam a arcar com uma porcentagem relacionada a procedimentos realizados, como consultas e exames.
Assim, esta modalidade ajuda a enxugar os gastos e estimula o uso consciente do plano de saúde corporativo entre os funcionários.
Para comprovar a utilidade da coparticipação, um estudo da Mercer mostra que, nos últimos cinco anos, subiu de 51% para 74% o número de empresas que usam o sistema.
3. Conte com uma empresa de confiança
Para reavaliar e contratar a melhor opção em plano de saúde corporativo, é preciso ter uma empresa séria e experiente para te ajudar.
A DVC Seguros conta com profissionais treinados e atendimento personalizado para entender a sua realidade e oferecer a melhor assistência médica empresarial.
Nosso modelo de atuação é organizado em quatro fases:
Fase 1
Análise integral e levantamento de todas as suas necessidades. Nessa etapa, entendemos suas metas, recursos financeiros e suas possibilidades.
Fase 2
Apresentação de soluções que se encaixam ao contexto e supram suas demandas específicas.
Fase 3
Implantação das soluções, com o apoio de nossa equipe e de parceiros que irão garantir o seu sucesso.
Fase 4
Acompanhamento contínuo para assegurar a manutenção e a adequação das soluções contratadas.
Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de especialistas!